A Bíblia Sagrada, ou Escritura Sagrada, tem sido reconhecida como o maior livro de todos os tempos, devido à sua antiguidade, à sua circulação total, ao número de línguas para as quais foi traduzida, à sua extraordinária grandeza como obra literária, e por sua extrema importância para toda a humanidade.

Mas o que hoje me deixa triste ainda, é saber que tem gente que não acredita na autenticidade da Bíblia Sagrada, tem gente que diz que é um livro como outro qualquer, e essas pessoas nem se quer fazem uma análise mais profunda de seu conteúdo. Neste artigo quero mostrar para todos vocês, porque devemos confiar na bíblia, quero mostrar que ela é sim a palavra que Deus deixou para todos nós.

Existem 5 áreas básicas que comprovam a autenticidade da Bíblia.

1 – Experiência

A Bíblia transforma vidas. Milhões de pessoas no mundo inteiro são prova vida de que a Bíblia é verdadeira, pois experimentaram isso. Um argumento maravilhoso, porém, fraco pois se usamos apenas experiências humanas como base, o chamado empirismo, poderemos encontrar outras que tiveram experiências talvez um pouco extravagantes. Com isso poderemos ter problemas. Com isso a experiência seria apenas uma das provas, mas para algumas pessoas serve como Evidência.

2 – Ciência

É interessante observarmos a ciência hoje, em toda sua história, a ciência vem tentando provar contrário aos manuscritos sagrados e ela sempre tem dado de cara com a parede.
Por exemplo: A cerca de 4 séculos atrás um cientista se não me falho a memória Italiano, fez o que pra ele e muitos, uma grande descoberta, que na época revolucionou a ciência, foi quando por volta de 1.613 se descobriu que a terra era redonda, nesta época também se descobriu que a terra girava em torno do sol. O mais interessante disso tudo é que a bíblia lá em Isaías 40:22 escrita a mais 2.700 anos atrás já dizia isso, ou seja, aquilo que para a ciência era novidade, para quem acreditava na bíblia não era nenhuma novidade, pois o profeta Isaías no ano de 732 a.C, já dizia que Deus habitava acima do globo da terra, sendo que um globo todos sabem que tem sua forma circular.
Nem sempre você precisa de uma resposta científica para tudo. Às vezes, uma simples observação basta é o que diz o autor John MacAthur em seu livro “Como estudar a Bíblia”, ele diz que a bíblia relata algumas coisas do ponto de vista da observação humana. Por outro lado, porém, sempre que a bíblia pontua sobre um princípio científica, ela é precisa.

Vejam três aspectos interessantes mencionados na bíblia:

  • Em Isaías 55:10, lemos “Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come.”
    Esse texto foi escrito por Isaías muito antes da descoberta do ciclo hidrológico. O que é: a chuva cai na terra, rega-a, corre para os riachos e rios e de lá para o mar, e do mar ela volta para as nuvens; depois, as nuvens passam por cima da terra firme, e a chuva volta a cair.  E o ciclo hidrológico se repetindo, e Isaías o explica. E é confirmada em outras passagens como Em Jó 36:27-29 “Ele atrai as gotas de água, que se dissolvem e descem como chuva para os regatos; as nuvens as despejam em aguaceiros sobre a humanidade. Quem pode entender como ele estende as suas nuvens, como ele troveja desde o seu pavilhão?” Veja também em Salmos 137:7.
  • Em Jeremias 31:35-36 fala sobre as órbitas fixas dos corpos celestiais que também é discutido em Salmos 19.
  • Isaías não era um cientista, mas um profeta de Deus, veja o que encontramos:
    “Quem mediu as águas na concha da mão, ou com o palmo definiu os limites dos céus? Quem jamais calculou o peso da terra, ou pesou os montes na balança e as colinas nos seus pratos? Isaías 40:12”.
    Agora você sabe o que é isostasia, é o estudo do equilíbrio da terra, e ele afirma que são precisos pesos iguais para suportas pesos iguais. Por isso, a massa da terra precisa ser suportada por uma massa de água. Simplesmente incrível.

John MacAthur ainda em seu livro Como estudar a Bíblia fala sobre Herbert Spencer, que morreu em 1903, descobrira o maior fato sobre a categorização de todas as coisas do universo. Ele disse que tudo poderia ser atribuído a estas cincos categorias: tempo, força, ação, espaço e matéria. O mundo o prestigiou como grande cientista, mas essas cincos categorias já se encontram no primeiro versículo da Bíblia: ” No principio (tempo) Deus (Força) criou (ação) os céus (espaço) e a terra (matéria)”. Gênesis 1:1.

Quando a Bíblia fala, ela faz com precisão, com isso a ciência é uma boa maneira de demonstrar sua autenticidade.  Quando você começa a estudar as Escrituras do ponto de vista científico verá que é simplesmente incrível.

3 – Cristo

O próprio Cristo fala sobre a autenticidade das Escrituras. Em Mateus diz: “Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. Mt 5:18.

4 – Milagres

A Bíblia é um livro divino porque inclui milagres, e isso prova que Deus estava envolvido. As Escrituras falam dos milagres fornecendo informações que os comprovam. O maior exemplo é quando Jesus ressuscitou mais de quinhentas pessoas o viram após a ressurreição. Somente esse número de pessoas que o viram já convenceria qualquer jurado. Assim como vários outros milagres relatados nas escrituras.

5 – Profecia

Ainda John MacAthur em seu livro Como estudar a Bíblia traz uma abordagem muito interessante sobre as profecias ela fala sobre o autor Peter Stoner um especialista em probabilidades matemática que escreveu em seu livro Science Speaks [A ciência tem a palavra] que, se você pegar8 das profecias do Antigo Testamento que se cumpriram em Jesus e calcular a probabilidades de essas oito profecias se cumprirem por acaso , a probabilidade seria de 1 em 10 que esse acaso ocorresse. Quando a bíblia faz uma profecia, ela está correta e contém literalmente centenas de profecias cumpridas.
Podemos, então, analisar a experiência, as ciências, Cristo, os milagres e as profecias para vermos que a Bíblia é realmente verdadeira e um livro incrível.
A Bíblia é um recurso tremendo, mas o cristão que nunca se aproxima dela com o compromisso intenso de estudá-la está abrindo mão de uma bênção formidável.

Então gostou deste estudo? Compartilhe, Curta nossa fan page e siga-nos em nossas redes sociais.

Quer a prender mais sobre a bíblia, que tal aprender sem precisar sair de casa ou estudar de qualquer lugar acessa o banner abaixo e veja nosso projeto.

Curso livre de TEOLOGIA

Garanta grátis o seu Ebook 1000 Perguntas Bíblicas!

Insira o seu email abaixo e garanta hoje o seu Ebook!
Fique tranquilo, sua informação estará 100% segura conosco.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!