Porque Fomos Escolhido? Qual sua missão?

João 15:16 — Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

Introdução:
A nossa vida é feita de escolhas, Escolhas estas que podem trazer resultados bons, quanto ruins. Podemos escolher entre o que nos faz bem ou que nos faz mal, o fato é que mediante nossa fraqueza diversas vezes acabamos fazendo escolhas erradas ao longo da nossa jornada essas escolhas deixam marcas e cicatrizes, consequências que só Deus pode apagar. E a bíblia nos trás exemplos de grandes homens que fizeram suas escolhas e muita delas acarretaram em consequências ruins colocando em risco suas vidas e de tanto outros.
Ex.: Adão escolheu desobedecer a ordem de Deus (Gn. 3), Judas escolheu trair Jesus por Dinheiro (Mc 14), Jonas recebeu uma missão, mas fugiu (Jonas 1).
Mas eu entendo que para fazermos uma escolha temos que ter um alvo, um propósito, uma missão. Qual propósito tenho colocado diante de mim? Qual propósito tem posto diante de você? A palavra propósito em latim, carrega o significado de “aquilo que eu coloco adiante”. Tem um filósofo chamado Mário Sérgio Cortela em seu livro chamado “Por que fazemos, o que fazemos? Ele diz: Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pela quais claramente deixe de fazer o que não faço. Mas vemos alguns exemplos acima personagem que fizeram escolhas erradas. Talvez porque não entenderam claramente a razão das coisas que que fizeram e então levaram ao erro.
Mas existe um, existe alguém que jamais errou nas suas escolhas, pois ele desde o inicio entendeu a razão pelas coisas que faz, o sacrifício que precisaria ser feito, para que as nossas escolhas ainda tivessem chance de serem concertadas. e ele é JESUS. E hoje Ele está dizendo que não precisamos escolher ele, mas apenas o aceita-lo, pois ele já nos escolheu, temos que o aceita-lo e então coloca-lo Ele adiante de nossa vida. Para que nos guie em nosso propósito.
E a vida se tornará mais significativa e gratificante se entendermos que estamos aqui para uma missão. Nossa existência não é um acidente. Na verdade, somos parte do plano mestre de Deus. Ser um agente de Deus é a nossa missão.

E João retrata isso em apenas um versículo todo nosso objetivo de vida, melhor 5 pontos para um chamado de Deus.

1 – Capacitação – “Não foram vós que me escolhestes, mas eu os escolhi a vós, e vos designei…”

Quando Deus nos chama para fazer uma tarefa, ele nos dará poder. A nossa capacitação vem de Deus. Não precisamos ter que esperar algum rito de ordenação formal para iniciar algo, iniciar o compartilhamento de Jesus para nosso amigos e vizinhos. Depois que nos tornamos cristão, se tornamos um missionário de Deus para compartilhar o seu amor. Em algumas traduções o texto usado é “e voz nomeei” em grego ele é usado para dar o sentido de Colocar no local apropriado; colocar alguém em uma posição de privilégio ou ministério (Atos 13:47, 20:28)

2 – Ganhar almas – “…para que vades…”

A missão: Esta é a grande missão de cada crente em Cristo. E está também em Mt 28:19-20. Esta é a nossa autoridade e missão e ir ganhar almas para Deus. Se nós não estamos ganhando almas para Deus, então nós estamos perdendo um dos propósitos de Deus para nossas vidas que é trazer as pessoas para Jesus.

3 – Frutíferos – “… e deis frutos…”

A frutificação: A alegria do chamado de Deus é ver alguém que nasceu para a Família de Deus através do nosso testemunho.
Em João 15, Jesus explica a importância de estar ligado a Deus para que nos tornemos pessoas frutíferas. Ele explica que como os ramos estão mortos se não estiverem ligados à videira, assim também estamos sem vida e inúteis, sem Deus. Sem Deus não somos nada.
A frutificação é a parte do plano de Deus para nossas vidas. Na verdade, a primeira ordem de Deus para toda a criação foi que cada um produzisse segundo a sua própria espécie. E nós cristãos devemos produzir outros cristãos. Uma vez que obedecemos a esta ordem, a nossa vida se ornará cheia de satisfação, alegria e emoção João 15:11.

4 – Cultivo – “…e o vosso fruto permaneça; …”

O cultivo: Deus quer que sejamos pais responsáveis no Senhor. Nós devemos cuidar de nossos filhos espirituais na fé. Nós os geramos espiritualmente e não devemos abandona-los depois do nascimento. Nós temos que discipliná-los e ensiná-los para que possam crescer no conhecimento de Deus e se tornaram missionário também como nós.

5 – Benção – “ a fim de tudo o que em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda”.

A benção: Sempre haverá bênçãos quando obedecemos ao chamado de Deus. As vezes passamos por certas coisas em nossas vidas simplesmente porque não entendemos o propósito de Deus. Não entendemos por que viemos a igreja, não entendemos porque as coisas não saem com os nossos planos, porque não estão como imaginamos. Mas hoje Deus está nos dizendo que nossas escolhas são falhas, estão propícias a erre. Mas uma escolha que ele fez e você as vezes imagina que é errada entenda ela tem um propósito, uma missão. Que é que seu nome seja propagado por todos os confins de terra e você é uma parte fundamental pois o versículo diz que Ele o nomeou para algo importante e existe coisa melhor do que contribuir para o crescimento do reino? E no final ele não nos deixará só. Que derramará bênçãos sobre nossas vidas.

CONCLUSÃO:

Deus nos escolheu para o seu propósito divino, para frutificar e desfrutar de Suas bênçãos, como temos respondido a este chamado? Será que Deus errou em fazer a sua escolha? Ele conta conosco, jamais abrirá mão de seus filhos, basta tomarmos posse e a vitória já é certa em Cristo Jesus. “Deus lhes abençoe”

Garanta grátis o seu Ebook 1000 Perguntas Bíblicas!

Pb. Leonardo Carlos

Meu nome é Leonardo Carlos, Desenvolvedor Web, consultor em Marketing Digital, Formado Teologia no Centro de Formação de Teologia – CEFORTE, Professor de EBD e Aspirante a Pastor na Igreja Metodista Wesleyana, casado com Suelen de Andrade, Pai do João Victor e Enzo Leonardo.

Website: http://teologianaweb.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *